'Seja Bem-Vindo ao meu site. FELIZ 2024. Este site é direcionado ao Radioamadorismo, e Mensagens de otimismo. Espero que vocês gostem. Para que possamos aprimorar mais ainda nosso site, deixe um comentario no final de cada postagem , lá embaixo: ⇩ . Obrigado... Edivaldo PY4BO
Clique aqui: Para ouvir a radio Teófilo Otoni AM

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Tributo ao Radioamadorismo

5 DE NOVEMBRO, DIA DO RADIOAMADOR

Podemos destacar como pioneiro das Telecomunicaçoes no BRASIL, o padre Roberto Landell de Moura, cientista e inventor brasileiro, considerado o Patrono dos Radioamadores do Brasil e o Pai Brasileiro do Rádio.


A proclamação de 05 de Novembro como o DIA DO RADIOAMADOR foi motivada pelo fato de que nesta data, o Diário Oficial da União publicou, sob o nº. 16.657, o Decreto que regulamentava as estações de radioamadores existentes no Brasil.

O radioamadorismo é responsável, desde o seu início , por importantes descobertas legadas à humanidade. Foi graças à colaboração prestada por radioamadores que se consolidou, por exemplo, a utilização do código morse nos primeiros anos de telegrafia sem fio, ou que se conheceu o comportamento dos sinais de rádio frequência de ondas curtas.
O mesmo aconteceu com o pioneirismo dos radioamadores na exploração das frequências de VHF e UHF, no ensaio de novos tipos de antenas e no estudo dos fenómenos de propagação. Também foram os primeiros a projectar praticamente os equipamentos de transmissão e recepção, empregando válvulas à vácuo, bem como no auxilio no desenvolvimento de novas técnicas de transmissão, como o SSB, hoje de utilização rotineira nas comunicações a médias e longas distâncias.
Pouca gente sabe, mas os radioamadores foram igualmente pioneiros na utilização de satélites artificiais de comunicação, lançando, em 12 de Dezembro de 1961, o OSCAR 1, que foi o primeiro satélite para radioamadores lançado no mundo, havendo emitido 18 dias. O satélite regressou à Terra no dia 31 de Janeiro de 1962.
Também os radioamadores lançaram o OSCAR 3, no dia 09 de Março de 1965, várias semanas antes do EARLY BIRD, o primeiro satélite comercial,. Actualmente vários satélites construídos e operados por radioamadores de vários países, encontram-se em funcionamento no espaço.
O radioamadorismo tem sido uma verdadeira câmara de compensação de ideias e um campo de provas para quase todos os grandes projectos técnicos e operacionais no campo da radiocomunicação.
O radioamadorismo, desde o princípio, ganhou destacada reputação por facilitar as comunicações durante as emergências, ou quando outros meios falham ou estão sobrecarregados. Os anais da história do radioamadorismo contêm impressionante relatório das várias emergências, catástrofes, epidemias e tantos outros factos, nos quais os radioamadores, com habilidade e devoção e, até mesmo com o sacrifício pessoal, serviram às suas comunidades e trouxeram recursos rápidos àqueles que necessitavam.
Grandes dificuldades foram atenuadas e milhares de vidas e propriedades valiosas foram salvas pelo seu esforço.
Os radioamadores consideram essa assistência um DEVER e estão sempre prontos para SERVIR à humanidade.

SALVE O DIA DO RADIOAMADOR!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja Benvindo, deixe seu comentário:

Recebi este Diploma em 24/09/2013 conforme abaixo: Olá caro amigo Edivaldo PY4BO! É com grande satisfação que enviamos a você um Diploma da AmBrasil, parabenizando pela presença na conferência. Forte 73 Administradores da AmBrasil
Clique aqui e conheça a Conferencia Ambrasil
AEROPORTO MINIATURIZADO - INCRÍVEL! Edivaldo Silva PY4BO
Local do lançamento: IPMet - Campus da UNESP - Bauru - SP (Google Maps) Latitude: -22.3579° Longitude: -49.0277° Altitude: 620m - Grid Locator: GG57LP CRAM TV 17 - Projeto Ícaro ZW2WEB Publicado em 30/04/2012 por PY2JF Cobertura completa do lançamento do balão metereológico do Ipmet que levou o Projeto Ícaro ZW2WEB. Entrevistas exclusivas com os radioamadores PU2MWD - Edson, PY2UEP - Demilson e PY2GN - William. Depois do lançamento em Bauru, viajamos mais de 100Km para documentar o trabalho dos escoteiros no "Controle da Missão" em Pardinho - SP.
CARTÃO QSL PY4BO
Formulário de requerimento: Serviço 400 - RádioAmador Clique aqui
Formulário de requerimento: Serviço 302 - Rádio Cidadão Clique aqui
Para Maiores Informaçoes, entre em contato com endereço abaixo, da LABRE -MG
Site: http://www.labremg.xpg.com.br Blog: http://labremg.blogspot.com e-mail:labremg2010@gmail.com Avenida Raja Gabaglia, 2121 - Fone (31) 3309-1721- CEP. 30.350-540 - B. SANTA LÚCIA -BELO HORIZONTE – MG
Sugestoes ou criticas: Fale Conosco

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: